Sobre

PROGRAMA DE APOIO À TRADUÇÃO E À PUBLICAÇÃO DE AUTORES BRASILEIROS NO EXTERIOR

Edital mais recente: 2018-2021

O Programa de Tradução é realizado em cooperação com o Ministério das Relações Exteriores na estratégia de concessão de bolsas e no financiamento de algumas delas. Editoras estrangeiras com interesse em publicar obras de autores brasileiros podem se candidatar a esse programa. Para concorrer, o editor deve apresentar um projeto para tradução ou reedição de uma tradução de obra brasileira. O projeto final deve ser um livro impresso, um e-book ou ambos. Todas as candidaturas devem incluir um plano de marketing e distribuição, o currículo do tradutor e o contrato de direito autoral assinado pelo autor, desde que não seja obra em domínio público. Um comitê de consultores irá avaliar cada projeto. Veja o edital

O Programa de tradução é gerido pelo Centro de Cooperação e Difusão (CCD) que é um órgão específico parte integrante da Fundação Biblioteca Nacional (FBN), vinculada à Secretaria Especial da Cultura do Ministério do Turismo. O CCD é responsável por implementar ações para a difusão do acervo da FBN e da produção intelectual documental e bibliográfica brasileiras no país e no exterior; incentivar a tradução de autores brasileiros no exterior; organizar a participação institucional da FBN em eventos compatíveis com sua missão institucional; promover a cooperação com instituições nacionais e internacionais; propor, coordenar e implementar ações de difusão cultural na instituição. Além do Programa de Tradução, O CCD gere vários programas de fomento a autores e tradutores, que, periodicamente, possui seus editais publicados, assim como prêmios literários que objetivam a promoção da literatura e da cultura brasileiras, dentre eles: o Programa de Residência de Tradutores Estrangeiros no Brasil, o Programa de Intercâmbio de Autores Brasileiros, o Prêmio Camões de Literatura, o Prêmio Literário Biblioteca Nacional, o Projeto Resgate Barão do Rio Branco e a Revista Machado de Assis – Literatura Brasileira em Tradução.

PROGRAMA DE RESIDÊNCIA DE TRADUTORES ESTRANGEIROS NO BRASIL

Edição mais recente: 2016.

Tradutores estrangeiros que já estejam trabalhando na tradução de uma obra brasileira podem se candidatar a este programa para cobrir custos de residência no Brasil. Os tradutores são convidados a realizar uma imersão na cultura brasileira com foco nas demandas de seu trabalho. Também devem participar de workshops, palestras, cursos e outras atividades organizadas por centros de tradução associados ao CCD. Veja o edital

PROGRAMA DE INTERCÂMBIO DE AUTORES BRASILEIROS

Edição mais recente: 2016.

Editoras estrangeiras podem se candidatar a esse programa, para a obtenção de bolsa com o objetivo de cobrir os custos de viagem de autores brasileiros, com o objetivo de promover suas obras no exterior. Veja o edital

PRÊMIO CAMÕES DE LITERATURA

Contempla anualmente autores da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP), ocorre com a colaboração do CCD/FBN e o governo lusitano.

PRÊMIO LITERÁRIO BIBLIOTECA NACIONAL

Bonifica autores, tradutores e projetistas gráficos brasileiros. Trata-se de uma das premiações mais prestigiadas do país que também está sob a incumbência do CCD/FBN.

PROJETO RESGATE BARÃO DO RIO BRANCO

A execução do Projeto Resgate Barão do Rio Branco está sob a responsabilidade do CCD/FBN. Os recursos do Projeto Resgate advêm de um Projeto de Cooperação Técnica Internacional com a Organização das Nações Unidas para Educação Ciência e Cultura (UNESCO), cuja direção está a cargo da presidência da Fundação Biblioteca Nacional.

MACHADO DE ASSIS MAGAZINE – LITERATURA BRASILEIRA EM TRADUÇÃO

A publicação permite o acesso à indústria editorial internacional a textos de autores brasileiros, traduzidos preferencialmente para o inglês e o espanhol. O objetivo é promover a publicação de autores brasileiros. Periodicamente, a Fundação Biblioteca Nacional abre convocatória para receber textos. A cada edição são escolhidos 20 textos pelo Conselho Editorial. A revista, regida pelo Edital de Coedições da FBN, é fruto de parceria da instituição com o Itaú Cultural (coeditor).

Conheça a Revista Machado de Assis: machadodeassismagazine.bn.br.

 

Desse modo, o CCD contribui para a realização da missão institucional da FBN de assegurar o intercâmbio com instituições estrangeiras, e, principalmente, a preservação da memória documental do país.

Mais informações sobre os editais e outras ações do CCD:

Telefone: 55 21 2220-2796
translation@bn.gov.br

https://www.bn.gov.br/tags/centro-cooperacao-difusao

Deixe um comentário