Sobre

O Centro de Cooperação e Difusão (CCD) é parte integrante da Fundação Biblioteca Nacional (FBN), vinculada do Ministério da Cultura (MinC), e é responsável pela promoção do livro e da literatura do Brasil no exterior. O CCD realiza uma série de ações de estímulo à publicação do livro brasileiro no âmbito internacional e desenvolve projetos para facilitar o acesso à produção nacional. O principal é o Programa de Apoio à Tradução e à Publicação de Autores Brasileiros no Exterior, voltado para editoras estrangeiras que queiram publicar livros brasileiros em seus países. Outro projeto é a Revista Machado de Assis, que divulga trechos de obras brasileiras traduzidos preferencialmente para o inglês e o espanhol. Além dessas ações, o CCD é responsável pela organização do Prêmio Camões, a mais importante láurea da literatura em língua portuguesa, realizado em colaboração com o Governo de Portugal. O CCD, que trabalha em parceria com outras áreas do MinC, com o Ministério das Relações Exteriores (MRE) e com entidades da sociedade civil.

EDITAL DE APOIO À TRADUÇÃO E À PUBLICAÇÃO DE AUTORES BRASILEIROS NO EXTERIOR

Permanente

Editoras estrangeiras com interesse em publicar obras de autores brasileiros podem se candidatar a esse programa. Para concorrer, o editor deve apresentar um projeto para tradução ou reedição de uma tradução de obra brasileira. O projeto final deve ser um livro impresso, um e-book ou ambos. Todas as candidaturas devem incluir um plano de marketing e distribuição, o currículo do tradutor e o contrato de direito autoral assinado pelo autor, desde que não seja obra em domínio público. Um comitê de consultores irá avaliar cada projeto. Veja o edital.

EDITAL DE RESIDÊNCIA DE TRADUTORES ESTRANGEIROS NO BRASIL

Edição mais recente: 2016.

Tradutores estrangeiros que já estejam trabalhando na tradução de uma obra brasileira podem se candidatar a este programa para cobrir custos de residência no Brasil. Os tradutores são convidados a realizar uma imersão na cultura brasileira com foco nas demandas de seu trabalho. Também devem participar de workshops, palestras, cursos e outras atividades organizadas por centros de tradução associados ao CCD. Veja o edital. 

EDITAL DE INTERCÂMBIO DE AUTORES BRASILEIROS

Edição mais recente: 2016.

Editoras estrangeiras podem se candidatar a esse programa, para a obtenção de bolsa com o objetivo de cobrir os custos de viagem de autores brasileiros, com o objetivo de promover suas obras no exterior. Veja o edital.

REVISTA MACHADO DE ASISS – LITERATURA BRASILEIRA EM TRADUÇÃO

A publicação permite o acesso à indústria editorial internacional a textos de autores brasileiros, traduzidos preferencialmente para o inglês e o espanhol. O objetivo é promover a publicação de autores brasileiros. Periodicamente, a Fundação Biblioteca Nacional abre convocatória para receber textos. A cada edição são escolhidos 20 textos pelo Conselho Editorial. A revista, regida pelo Edital de Coedições da FBN, é fruto de parceria da instituição com o Itaú Cultural (coeditor).

Conheça a Revista Machado de Assis: machadodeassismagazine.bn.br .

Mais informações sobre os editais e outras ações do CCD:

Telefone: 55 21 2220-2796
translation@bn.gov.br

 

LogoCompletoFBN

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s