AS RELIGIÕES NO RIO

Religioes do RioO livro – As Religiões no Rio é a reunião de reportagens que João do Rio fez entre janeiro e março de 1904 e que foram publicadas no jornal carioca Gazeta de Notícias. O jornalista investigou cultos e práticas de Maronitas, presbiterianos, metodistas, batistas, adventistas, judeus, espíritas, entre outros. As religiões afro-brasileiras, que eram proibidas por lei até 1930, ganharam destaque e foram analisadas em cinco capítulos desta obra. O livro vendeu mais de 8.000 cópias nos seis primeiros anos (um recorde para a época) e se tornou um clássico. Esta é uma edição bilíngüe (português/inglês) e tem prefácio de Reginaldo Prandi, escritor premiado e doutor em sociologia com pesquisa centrada em sociologia da religião.

João_do_Rio_em_1909O autorJoão do Rio era o codinome mais famoso de Paulo Barreto que além de jornalista e escritor, também foi critico e teatrólogo. Através de suas matérias e reportagens retratou a vida no Rio de Janeiro na Belle Époque, do universo das elites cariocas ao submundo dos cortiços e terreiros de macumba. Hoje, não há como falar da cidade do Rio de Janeiro na virada do século XX sem citar o seu nome.Ana_Lessa


O tradutor –
Ana Lessa-Schmidt é lingüista e tradutora. Sua área de pesquisa é em Estudos Culturais Brasileiros nas áreas de pós-conflito, cultura visual (cinema e fotografia), literatura, música, artes em geral e língua Portuguesa.

A editora  – New London Librarium é uma editora americana, da cidade de Hanover, no estado de Connecticut. O nome da editora faz referência ao condado da região em que está localizada. A casa editorial é uma cooperativa dedicada a publicar e divulgar livros de ficção e não ficção, poesia e traduções de qualidade literária. Sua produção visa a edição de livros que de alguma forma contribuam positivamente para um mundo melhor, onde conceitos como verdade, beleza, inovação e inteligência valham mais do que o lucro.

Anúncios
Esse post foi publicado em Literatura brasileira no exterior, Obras apoiadas, Programa de Apoio à Tradução e marcado , , , , , , , , , , , , , , , , . Guardar link permanente.

Uma resposta para AS RELIGIÕES NO RIO

  1. Uma grande contribui’cao a compreensao da cultura de nosso pais em sua formacao e condicionamentos… Muito bom dispor de um documento desses!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s