MinC promove a ida de empreendores e profissionais do livro à Feira de Guadalajara

O Ministério da Cultura divulgou recentemente um edital de seleção pública com o objetivo de apoiar a participação de empreendedores da economia criativa na Feira do Livro de Guadalajara, México, que acontecerá de 28 de novembro a 6 de dezembro de 2015.

FIL_Edital MinC

O edital é destinado a representantes de editoras, associações e grupos, fóruns, núcleos, coletivos literários, livreiros, curadores e agentes literários. Os empreendedores poderão representar a si próprios, a empresas ou a entidades sem fins lucrativos. As inscrições estão abertas entre os dias 14 de agosto e 13 de setembro de 2015 no sistema SALICWeb e o resultado da seleção está previsto para o mês de outubro. Mais detalhes estão disponíveis no edital http://tinyurl.com/edital-cultura-gov-br.

Esta é a primeira vez que o Ministério da Cultura lança um edital do programa Conexão Cultura Brasil #negócios, desenvolvido pela Secretaria de Políticas Culturais (SPC), voltado ao segmento literário. Em 2014, houve editais para as feiras ARCOmadrid, de arte contemporânea, em Madri; para a World Music Expo – WOMEX, de música, em Santiago de Compostela – ambas na Espanha; e para o festival Santiago a Mil, de artes cênicas, no Chile.

Cada selecionado receberá o valor de R$ 9.828,75 como ajuda de custo para despesas relacionadas à participação na FIL 2015, como transporte, seguro de viagem, alimentação, hospedagem, pagamento de taxas de participação no evento e taxas de bagagem.

Antes da viagem para a feira, nos dias 23 e 24 de novembro, os contemplados pelo edital irão a Brasília para uma capacitação que contará com representantes do MinC, da ApexBrasil, do mercado e da própria FIL Guadalajara. Esta etapa é obrigatória a todos os contemplados pelo edital.

Segundo os organizadores da FIL, o público total da edição de 2014 foi de cerca de 765 mil pessoas. Estiveram presentes mais de 20 mil profissionais e quase 2 mil editoras. Desde 2012, a FIL realiza anualmente atividades dedicadas à literatura brasileira no âmbito do programa “Destinação Brasil”, com apoio da Fundação Biblioteca Nacional, do Ministério das Relações Exteriores, da APEX e da Câmara Brasileira do Livro.

Aqueles interessados em candidatar-se ao edital poderão participar de uma oficina de mobilização que será realizada no Rio de Janeiro em 31 de agosto, às 16:00 horas, no Rio Criativo, localizado na Rua Frederico Silva, Praça 11, Centro. A participação na oficina deve ser confirmada pelo e-mail: Carmen.valdez@cultura.rj.gov.br .

Anúncios
Esse post foi publicado em Editais, Eventos, Literatura brasileira no exterior e marcado , . Guardar link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s