K., DE BERNARDO KUCINSKI, É FINALISTA DO INTERNATIONAL IMPAC DUBLIN LITERARY AWARD 2015

No último dia 15 de abril foi divulgada a lista de finalistas do prêmio INTERNATIONAL IMPAC DUBLIN LITERARY AWARD 2015. Dentre os 10 romances selecionados, está a edição em língua inglesa de K., de Bernardo Kucinski, traduzida por Sue Brandford e publicada na Inglaterra pelo Latin American Bureau.

Criado em 1995 pela cidade de Dublin, na Irlanda, o prêmio é concedido a romances publicados em língua inglesa, originalmente ou em tradução. No caso de traduções, o prêmio é dividido entre o autor e o tradutor. O primeiro brasileiro a entrar na lista de finalistas foi Cristovão Tezza, com O filho eterno (The Eternal Son, tradução de Alison Entrekin, Scribe Publications / Austrália) em 2012. Em 2014, o vencedor foi El ruído de las cosas al caer, do colombiano Juan Gabriel Vásquez, traduzido por Ann McLean.

Os finalistas foram escolhido por um comitê julgador a partir de indicações feitas por bibliotecas públicas de diferentes cidades ao redor do mundo.  A Biblioteca Demonstrativa de Brasília há bastante tempo representa o Brasil na premiação. Leia aqui a respeito das indicações divulgadas em novembro de 2014.

Nesta edição, outras duas traduções também estão no páreo, representando a França e o Marrocos, ao lado de obras de autores da Austrália, Estados Unidos, Irlanda, Nigéria e Reino Unido. Veja aqui a lista de finalistas.

Segundo o comitê julgador, ao ler o livro de Bernardo Kucinski: “Os leitores serão impactados com a força deste trabalho literário, assim como nós ficamos ao ler e discutir sobre esta obra, narrada de maneira concisa e que transita entre o romance e o livro de memórias. Uma história fascinante, que é quase impossível parar de ler. Para nós, um dos melhores livros que lemos nos últimos tempos.”

logo2

Anúncios
Esse post foi publicado em Literatura brasileira no exterior, Programa de Apoio à Tradução, Uncategorized. Bookmark o link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s