A tradução da arte: colóquio organizado pela UFF em parceria com a FBN começa neste domingo em Paraty, antes da Flip

imagemIIIDiscutir histórias de tradução e as possibilidades da  tradução entre as artes. Estas são algumas das propostas do III Colóquio Internacional Intermediações Culturais, realizado em parceria entre a Fundação Biblioteca Nacional (FBN) e a Universidade Federal Fluminense (UFF), entre 30 de junho e 2 de julho.

A Traduzibilidade das Artes é o título do encontro, que conta com escritores, tradutores e acadêmicos de diferentes países. A forma como as palavras traduzem a experiência com a música; a nostalgia da voz na tradução para a cena teatral; as estratégias e os modos de interagir das HQs são alguns dos variados temas que estarão em debate. Entre os convidados, o brasileiro Luis Krauz, que mora na Alemanha, e o francês David Foenkinos, escritor e cineasta. No time dos tradutores literários, encontram-se os franceses Dominique Nédellec e Émilie Audigier, e o italiano Vincenzo Barca.

Outras atividades, organizadas pela UFF e pela FBN, acontecem paralelas à Festa Literária Internacional de Paraty, de 3 e 7 de julho. No dia 5, sexta-feira, às 16h, será realizado debate O Autor e seu Tradutor, na FlipMais, na Casa da Cultura, com Michel Laub e seu tradutor para o francês, Dominique Nédellec, e Ronaldo Wrobel e seu tradutor para o italiano, Vincenzo Barca. O debate será mediado por Italo Moriconi e marcará o lançamento do número quatro da Revista Machado de Assis – Literatura Brasileira em Tradução.

Entre outras atividades, também será realizada uma oficina de tradução português-francês e francês-português para tradutores de ficção e não-ficção (apenas para inscritos), entre 7 e 13 de julho.

A programação completa dos eventos pode ser lida aqui.

Anúncios
Esse post foi publicado em Eventos e marcado , , , . Guardar link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s