Brasil divulga programação cultural diversificada na Alemanha

Atividades paralelas da homenagem ao país na Feira do Livro de Frankfurt vão começar em 23 de agosto, com show do rapper Criolo. Anúncio foi feito nesta terça-feira 

FKT2A programação cultural que acontece como motivo da homenagem ao Brasil na Feira do Livro de Frankfurt foi divulgada nesta terça-feira, na cidade alemã. Antonio Grassi, presidente da Funarte, deu uma coletiva de imprensa em Frankfurt para anunciar a extensa agenda cultural, junto com Renato Lessa, presidente da Fundação Biblioteca Nacional (FBN), e Daniela Thomas, cenógrafa do Pavilhão do Brasil na Feira, que acontecerá  entre 8 e 13 de outubro.

O objetivo da programação é apresentar na Alemanha a diversidade cultural brasileira. As atividades começarão em 23 de agosto com show do rapper Criolo, na abertura da tradicional Festa dos Museus, em Frankfurt. O cantor Lenine se apresentará no mesmo evento, na beira do Rio Meno (Main).  A programação completa pode ser acessada nos links disponíveis neste blog: serão dez shows na EstaçãoBrasil Música; sete mostras na EstaçãoBrasil Exposições; quatro espetáculos de teatro, dois de dança, performances e um ciclo de leitura da nova dramaturgia na EstaçãoBrasil Artes Cênicas; além de uma mostra de filmes na EstaçãoBrasil Cinema.

A Feira do Livro de Frankfurt será aberta no dia 8 de outubro pela ministra da Cultura, Marta Suplicy, e pelos escritores Ana Maria Machado e Luiz Ruffato, considerados dois dos mais relevantes nomes da literatura brasileira atual. Ambos foram selecionados conjuntamente pelo Comitê Organizador do Brasil e por curadores da Feira do Livro de Frankfurt.

Até o final do ano de 2013, a produção literária do Brasil terá sido representada na Alemanha por um total de 92 escritores, com 150 leituras públicas e/ou debates com autores brasileiros, realizados não apenas na Feira do Livro de Frankfurt, mas em diferentes espaços culturais e em outras cidades alemãs. Eventos como a Feira do Livro de Leipzig, a LitCologne, a Internationale Kinder und Jugendbuchwochen e o Festival Internacional de Literatura de  Berlim (em setembro) receberam (ou ainda vão receber) autores brasileiros este ano.

A escolha dos 70 autores (entre os quais 23 mulheres) que integram a comitiva do país na Feira do Livro, divulgada em março deste ano, foi realizada por uma curadoria compartilhada entre o crítico literário Manuel da Costa Pinto, o coordenador da programação literária brasileira em Frankfurt Antonio Martinelli e a professora Antonieta Cunha. Já os autores que participam dos demais eventos foram escolhidos por curadores alemães muitas vezes em colaboração com a curadoria brasileira.

Entre os critérios de seleção, destacam-se: autores publicados ou em vias de publicação no exterior, sobretudo na Alemanha; autores premiados no Brasil e no exterior; diversidade e pluralidade de estilos, gêneros e regiões de origem dos autores; equilíbrio entre a nova produção e a de autores consagrados; e, sobretudo, qualidade estética.

Durante a Feira do Livro de Frankfurt, os debates literários com autores brasileiros se centrarão no Pavilhão do Brasil, espaço de 2.500 m2 concebido por Daniela Thomas que receberá também uma exposição conceitual sobre a cultura do país. Porém, as atividades literárias se espalharão por outros espaços como Zentralbibliothek, Roman Fabrik, Literaturhaus, LiteraturBahnhof, Universidade Goethe, além de cidades como Bad Berleburg, Munique, Colônia, Bonn, entre outras.

A programação literária completa será anunciada na próxima semana, no Brasil, pelo presidente da FBN, Renato Lessa.

Anúncios
Esse post foi publicado em Eventos, Literatura brasileira no exterior e marcado , . Guardar link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s