Augusto dos Anjos, “o poeta mais triste do Brasil”, é publicado pela primeira vez na Espanha

augusto dos anjosCom uma discreta tarja – El poeta más triste que ha dado Brasil: INÉDITO EN ESPAÑA – a Olifante-Ediciones de Poesia lança Yo – Antología breve (Eu – Antologia breve), de Augusto dos Anjos (1884-1912), edição bilíngue, com seleção e tradução de Ángel Guinda.  Na introdução, Guinda  conta que o poeta, um precursor do modernismo no Brasil, despertou seu interesse não apenas pela “originalidade audaciosa de seu léxico, pela sua perfeição formal, sua musicalidade”, mas principalmente pela força dramática dos poemas. 

Augusto dos Anjos - Yo - Antología breve“Assim como António Nobre (Porto, 1867), num de seus versos, qualifica sua obra como o livro mais triste de Portugal, em minha opinião Augusto dos Anjos é o poeta mais triste que já houve no Brasil”, escreveu Guinda, que traduziu 24 poemas e promete uma futura seleção mais ampla. Para realizar a tradução, Guinda consultou a 36a edição de Eu e outras poesias, publicada pela Editora Civilização Brasileira em 1985. No dia 20 de abril comemoraram-se os 129 anos do poeta. Em 2012, Eu, o único livro do poeta, completou um século de lançamento.

A seguir, leia a tradução das duas primeiras estrofes do poema Psicologia de um Vencido: Yo, hijo del carbono y del amoníaco,/ Monstruo de oscuridad y resplandor,/ sufro, desde la epigénesis de la infancia, /la influencia perversa del Zodíaco.// Profundísimamente hipocondríaco, / este ambiente me causa repugnancia…/ Sube a mi boca un ansia como el ansia/ que escapa de la boca de un cardíaco. (…)

Anúncios
Esse post foi publicado em Literatura brasileira no exterior, Programa de Apoio à Tradução e marcado , , , , . Guardar link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s