Evento em homenagem a Vinicius de Moraes atrai 700 pessoas na Feira do Livro de Buenos Aires

Participação brasileira conta com a presença de Milton Hatoum e Luiz Ruffato

tapa Poesia reunida_OrozcoEvento em homenagem ao poeta e compositor Vinicius de Moraes, no ano de seu centenário, realizado no sábado, dia 27 de abril, na Feira do Livro de Buenos Aires, organizado pela Embaixada do Brasil na capital portenha, atraiu um público de 700 pessoas. O Salão José Hernández, no centro de exposições do bairro de Palermo, onde a Feira acontece até 13 de maio, ficou lotado. A homenagem foi realizada em três partes: um debate sobre a obra do poeta; a apresentação de uma nova antologia de seus poemas e canções; e um show de Mariana de Moraes, neta de Vinicius. Como lembrou o jornal Clarín numa entrevista com Mariana, publicada na véspera do show, Vinicius “foi realmente popular na Argentina”.

A mesa-redonda que abriu a homenagem contou com a participação de Daniel Divinsky, editor das Ediciones De La Flor e primeiro editor do poeta em espanhol; Alfredo Radozinsky, produtor fonográfico, responsável pelos dois discos gravados por Vinicius na Argentina na década de 1970; Liana Wenner, biógrafa e autora do livro Nuestro Vinicius, sobre  as estadas do poeta no Uruguai e na Argentina; e o Chefe do Setor Cultural da Embaixada do Brasil em Buenos Aires,  Gustavo Pacheco.

Em seguida, foi apresentada à plateia a “Antologia sustancial de poemas y canciones”, recém-lançada pela editora Adriana Hidalgo e traduzida por Cristian De Nápoli.  O livro reúne cem poemas e canções de Vinicius de Moraes em versão bilíngue, além de uma cronologia e uma entrevista. O Setor Cultural da Embaixada do Brasil em Buenos Aires, a pedido da editora, intermediou contato com os herdeiros do autor a fim de viabilizar a publicação do livro. 

A 39a edição Feira Internacional do Livro de Buenos Aires foi inaugurada em 25 de abril,  quinta-feira, e o Brasil participa com um estande de 39 m2, organizado pela Embaixada, em que se presta homenagem a Vinicius de Moraes. Há um painel com fotografias do poeta e cronologia de sua vida e obra; traduções de alguns de seus poemas mais conhecidos; tela de plasma que exibe trechos de documentários e espetáculos musicais; vitrine com livros, discos e objetos pessoais; e venda de exemplares de seus livros em português e em espanhol.

Além da homenagem a Vinicius, o Brasil participa da Feira do Livro com a presença de dois escritores: Milton Hatoum e Luiz Ruffato. Ambos participam, no sábado, 4 de maio, do evento “Diálogos con escritores latino-americanos”.

Hatoum está lançando seu terceiro livro na Argentina, La ciudad aislada, cuja tradução, a cargo da editora Beatriz Viterbo, foi custeada pela Embaixada. O autor esteve na cidade de Rosario no domingo, 28 de abril, fechando a IV Semana de la Lectura de Rosario – parceria entre a Embaixada e a Secretaria de Cultura de Rosario. Também participa de entrevista pública com o crítico e escritor Damián Tabarovsky no dia 30 de abril, às 19h, no Museo de Arte Latinoamericano de Buenos Aires (Malba).

Na sexta-feira, 26 de abril, o suplemento cultural ADN do jornal La Nación publicou matéria de destaque com Ruffato e Hatoum. Mais informações, foto do estande do Brasil e imagem da capa do livro de Hatoum podem ser obtidas no Facebook da Embaixada do Brasil em Buenos Aires.

Anúncios
Esse post foi publicado em Eventos, Literatura brasileira no exterior e marcado , , , , . Guardar link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s