Mulheres do Brasil em diferentes publicações no exterior


Traduzindo Hannah_AlemanhaHannah, a protogonista do romance Traduzindo Hannah_França
Traduzindo Hannah, de Ronaldo Wrobel, um dos autores que participaram em
março das atividades do Brasil em eventos literários na Alemanha, está sendo “traduzida” de forma inteiramente diversa nas edições da obra no exterior, publicadas com o apoio da FBN. Na capa da edição francesa, da Editora Métailié (com tradução de Sébastien Roy), Hannah tem um visual de estrela de cinema mudo. Já na capa da edição alemã da Aufbau (com tradução de Nicolai von Schweder-Schreiner), Hannah ganhou um ar contemporâneo e  levemente misterioso, com um chapéu de sol a tapar-lhe os olhos.  (Wrobel também é um dos autores selecionados do primeiro número da Revista Machado de Assis).

Dezesseis mulheres_AlemanhaO interesse pela mulher brasileira se revela, ainda, na publicação de outra obra lançada com destaque no exterior recentemente: Entre as mulheres, de Rafael Cardoso, igualmente convidado das atividades do Brasil na Alemanha em março. O livro foi publicado na Alemanha pela S. Fischer com tradução de Peter Kultzen.  Lá ganhou o título de Sechzehn Frauen – Geschichten aus Rio (literamente, Dezesseis mulheres – Uma história do Rio).  A edição também contou com a chancela do  Programa de Apoio à Tradução e à Publicação de Autores Brasileiros no Exterior, da FBN. Cada capítulo é dedicado a uma mulher imaginária, de diferentes bairros do Rio e em idades diversas.

Anúncios
Esse post foi publicado em Literatura brasileira no exterior, Programa de Apoio à Tradução e marcado , , , , , , , . Guardar link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s