Edição especial da Revista Machado de Assis é lançada na Feira do Livro para Crianças de Bolonha

A Fundação Biblioteca Nacional (FBN) lança na Feira do Livro para Crianças de Bolonha, que acontece até o dia 28 de março, um número especial da Revista Machado de Assis – Literatura Brasileira em Tradução. A nova edição, que entrou no ar no primeiro dia do evento – o mais importante da indústria do livro infantil e juvenil –, apresenta 20 trechos (em alguns casos a obra integral) de autores brasileiros nesse segmento (incluindo ilustradores). O objetivo é estimular a publicação internacional. No próximo ano, o Brasil será homenageado na Feira de Bolonha (este ano, o país homenageado é a Suécia).

A edição de livros para crianças e jovens é de grande vitalidade no bcbf
Brasil, que já teve duas autoras premiadas com o Hans Christian Andersen: Lygia Bojunga (em 1982) e Ana Maria Machado (em 2000), atual presidente da Academia Brasileira de Letras (ABL), contemplada nesta edição. A publicação é editada pela Fundação Biblioteca Nacional, em co-edição com o Itaú Cultural, e tem como parceiros a Imprensa Oficial do Estado de São Paulo e o Ministério das Relações Exteriores.

A escolha dos 20 contemplados – entre 183 inscritos – foi realizada por um Conselho Especial, designado pela FBN com o aval do Conselho Editorial da publicação. Participam do Conselho Especial profissionais de trajetória exemplar no estímulo à leitura no Brasil: Maria Antonieta Cunha, diretora da FBN e professora da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG); Elizabeth Serra, secretária geral da Fundação Nacional do Livro Infantil e Juvenil (FNLIJ), seção brasileira do IBBY; e Regina Zilberman, professora da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e júri da mais recente edição do Prêmio Hans Christian Andersen.

Além de autores contemporâneos, apresenta-se uma seleção de poemas de Cecília Meireles, cuja obra é uma das mais importantes da literatura brasileira e que também dedicou parte de seu trabalho aos jovens leitores. A revista, em seu terceiro número, tem se mostrado um importante instrumento de trabalho para agentes literários, editores e escritores que buscam divulgar e publicar a literatura brasileira no exterior.

A participação brasileira em Bolonha é organizada conjuntamente pelo Ministério da Cultura, a Fundação Biblioteca Nacional, o Ministério das Relações Exteriores, a FNLIJ, a Câmara Brasileira do Livro, a APEX e o Brazilian Publishers.

Anúncios
Esse post foi publicado em Eventos, Literatura brasileira no exterior e marcado , . Guardar link permanente.

Uma resposta para Edição especial da Revista Machado de Assis é lançada na Feira do Livro para Crianças de Bolonha

  1. Pingback: Na Rede a 5ª Edição da Revista Machado de Assis | Conexões Itaú Cultural

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s