Romance de Bernardo Kucinski é lançado com repercussão na Espanha

002As versões espanhola e catalã do romance K, de Bernardo Kucinski, publicadas com o apoio da Fundação Biblioteca Nacional (FBN), foram enviadas neste mês de março à instituição e, recém-lançadas na Espanha, estão chamando a atenção da mídia. O jornal El País de 13 de março publicou reportagem sobre a obra, com o título La dictadura de Brasil: de la realidad a la ficción.  O autor viajou a Espanha para o lançamento e concedeu diferentes entrevistas.

O romance  foi publicado pela Rayo Verde Editorial, com tradução de Teresa Matarranz para o espanhol (com o título Las tres muertes de K.), e pela Raig Verd Editorial, com tradução para o catalão de Pere Comellas (Les tres morts de K.). Em todas as edições – assim como na edição britânica da obra, também lançada este ano (K, pelo Latin America Bureau, com tradução de Sue Branford) – foram mantidas as ilustrações de Enio Squeff.

No Brasil, a obra, que conta a história de um casal que desaparece no período da ditadura militar (1964-1985), ganhou menção honrosa no Prêmio Portugal Telecom de 2012. A história se baseia na história  da irmã e do cunhado de Kucinski, desaparecidos da ditadura.  A estrutura da narrativa foi saudada pelos críticos por sua originalidade, mesclando a voz do pai da desaparecida (o senhor K.) com a de outros personagens.  Na entrevista ao El País, Kucinski diz que há capítulos inventados e outros reais.

Os dois tradutores – Teresa Matarranz e Pere Comellas – estão entre os principais da literatura brasileira em seu país e participam do  Programa de Residência de Tradutores Estrangeiros no Brasil, lançado recentemente pela FBN.  Leia aqui post de Pere escrito para este blog.      

Anúncios
Esse post foi publicado em Literatura brasileira no exterior, Programa de Apoio à Tradução e marcado , , , , . Guardar link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s