Brasil divulga lista de autores convidados para a Feira do Livro de Frankfurt 2013

Brasilien Buchmesse Leipzig 2013O Comitê Organizador do Projeto “Brasil Convidado de Honra da Feira do Livro de Frankfurt 2013” divulgou nesta quinta-feira (14), durante a Feira do Livro de Leipzig, a lista dos 70 autores convidados para integrar a comitiva que irá à Alemanha representar a pluralidade da literatura brasileira e participar de mesas, leituras e debates da programação. O presidente da Fundação Biblioteca Nacional, Galeno Amorim, o crítico literário Manuel da Costa Pinto e o presidente da Feira de Frankfurt, Juerguen Boss fizeram o anúncio. Os escritores fazem parte das atividades previstas para a participação do Brasil em Frankfurt como homenageado do maior evento literário do mundo. Além dos autores, o Brasil contará com uma intensa programação cultural, que ocupará importantes espaços culturais de Frankfurt de agosto a janeiro.

Leia neste link o nome dos 70 autores.

Brasilien Buchmesse Leipzig 2013A seleção dos nomes para integrar a comitiva foi feita por meio de uma curadoria compartilhada entre o crítico literário Manuel da Costa Pinto (à esquerda na foto ao lado; no meio, Juergen Boos e à direita Galeno Amorim, presidente da FBN), Antonio Martinelli (SESC SP) e Antonieta Cunha (diretora de Livro, Leitura e Literatura da Fundação Biblioteca Nacional). Segundo Manuel da Costa Pinto, a escolha do Brasil como país homenageado permite não apenas apresentar um instantâneo de sua variedade literária, estética e ensaística, mas também reunir escritores que sintetizam suas transições culturais mais recentes.

Os critérios utilizados para a elaboração da lista foram a diversidade e a pluralidade, o equilíbrio entre escritores consagrados e a nova geração, a variedade de gêneros (prosa; poesia; ensaio, biografia e crítica literária; literatura infanto-juvenil e obras técnicas e científicas) e a qualidade estética. Além disso, privilegiou-se o convite a autores publicados ou em vias de publicação na Alemanha e em outros idiomas estrangeiros, bem como os agraciados pelos principais prêmios de literatura do Brasil, de 1994 até hoje.

Os nomes selecionados pela Curadoria foram aprovados pelo Conselho Diretivo do Comitê Organizador do Projeto Brasil Convidado de Honra da Feira do Livro de Frankfurt 2013, composto por instituições pertencentes ao Ministério da Cultura, como a Fundação Biblioteca Nacional e a Fundação Nacional de Artes, além do Ministério de Relações Exteriores, a Câmara Brasileira do Livro e instituições da sociedade civil brasileira. “Na lista, temos representantes da cultura indígena, afro, europeia, bem como temáticas de imigração e migração, além de representantes da literatura marginal e de diferentes extratos sociais e estéticas que marcam a obra plural desses autores”, explica Galeno Amorim, presidente do Comitê Organizador.  

Anúncios
Esse post foi publicado em Uncategorized. Bookmark o link permanente.

Uma resposta para Brasil divulga lista de autores convidados para a Feira do Livro de Frankfurt 2013

  1. Pingback: Coletiva Feira do Livro de Leipzig | Centro Internacional do Livro

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s