Colóquio em Paris e Berlim debate a heterogênea literatura brasileira contemporânea

Image

A professora Regina Dalcastagnè, da Universidade de Brasília (UnB) e integrante do Conselho Editorial da Revista Machado de Assis, da FBN, é uma das organizadoras do Colóquio Internacional sobre Literatura Brasileira Contemporânea: Espaços, Traduções e Intermediações Culturais, que acontecerá em duas etapas, em Paris e Berlim, nos próximos 7 e 8 de março e 11 e 12 de março, respectivamente (pelo link, acesse a programação).

Regina fará a palestra No supermercado: o pobre e seus espaços possíveis na literatura brasileira contemporânea, no dia 11 de março, na abertura do colóquio em Berlim. Além de Regina, os demais organizadores são professores da Universidade Paris-Sorbonne (José Leonardo Tônus e Maria Graciete Besse) e do Instituto de América Latina da Universidade Livre de Berlim (Susanne Klengel e Georg Wink).

Os organizadores divulgaram no site do evento o seguinte texto, sobre os desafios atuais da literatura brasileira:

“A literatura brasileira contemporânea é heterogênea e de difícil delimitação. Ela não se prende a definições unívocas, muito menos se submete com facilidade a generalizações. Se, por um lado, busca acompanhar as transformações sociais e políticas ocorridas no Brasil a partir do final da ditadura militar, por outro, tem de dar conta de novos modos de se constituir como forma de expressão artística. Daí os inúmeros deslocamentos e diálogos efetuados em seu interior, seja refletindo sobre a inclusão de novas vozes sociais, seja incorporando recursos e estratégias provenientes de outras linguagens artísticas, seja, finalmente, discutindo sua relação com os meios comunicação de massa.
Este colóquio – que reunirá pesquisadores de diversas instituições acadêmicas da Alemanha, Áustria, Brasil, Dinamarca, Espanha, França, Inglaterra e Portugal – pretende abordar alguns destes movimentos, e suas intermediações, tentando captar suas consequências no campo literário brasileiro e no interior das obras literárias. Ele surge dos diálogos estabelecidos entre estudiosos de literatura brasileira contemporânea de três grupos de pesquisa  e marca a consolidação da cooperação entre três instituições de ensino superior: a Universidade de Brasília, a Universidade de Paris-Sorbonne e a Freie Universität Berlin.
As diferentes procedências dos participantes apontam também as diferentes perspectivas teóricas e metodológicas que estarão em debate no encontro. E nem poderia ser de outra forma, tendo em vista a multiplicidade de problemas colocados por essa literatura. Estarão em discussão, portanto, desde questões mais teóricas, necessárias para a análise das obras literárias em seu conjunto, até estudos pontuais sobre livros e autores específicos, incluindo ainda interpretações sobre o campo literário brasileiro atual. Todos os trabalhos trarão como preocupação central o fazer literário na contemporaneidade.”

Anúncios
Esse post foi publicado em Eventos. Bookmark o link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s