Cai a tarde no Rio

ImageCai a tarde no Rio. Começou a chover. Depois de um agradável rencontro com a escritora Lúcia Bettencourt, a gente pega um táxi para chegar em casa. Mas, no lugar onde ele deveria parar, a rua alagou. O motorista duvida, a gente vai com uma criança e um carrinho, ele não pode nos deixar no meio da lagoa que se formou. Dá a volta, sobe por outra rua e deixa-nos a três metros da porta e em seco, mas o carro fica bloqueado. Só vai ser retirado na manhã seguinte.

De manhã. O museu ainda não abriu e chove. Esperamos embaixo da marquise. De repente um homem aparece. Fala que pode ir procurar uma capa de chuva para nós, visto que não podemos sair de lá e andamos com uma criança.

Claro que nem sempre é assim, que, no Rio, como em toda parte – particularmente em toda grande cidade –, há pessoas gentis e pessoas ásperas, até brutais (por exemplo, andar de ônibus pode resultar uma espécie de esporte de risco, visto que, segundo parece, os motoristas andam aqui envolvidos numa corrida permanente). Mas esses pequenos gestos mais do que amáveis são interpretados pelo visitante como uma acolhida e ficam na memória.

De resto, o Brasil sempre me pareceu um país extremamente amável – mais do que o meu –, apesar da sua fama de violento e das condições de desigualdade que contribuem poderosamente para essa violência (da janela do apartamento onde moramos vê-se uma oficina onde apenas trabalham mulheres; num quadro negro está escrito: “hora extra: $3,17 + 50% total $4,70”; com os preços do Rio, fica claro qual é o nível da capacidade de consumo dessas funcionárias). E o Rio talvez seja um pouco mais duro, mais azedo, mas não desmente essa impressão.

E depois, contamos com os nossos anjos da guarda do Programa, particularmente a Carolina, que está sempre lá, apoiando, resolvendo, fazendo a gente se sentir não só acompanhada como até importante! 

Anúncios
Esse post foi publicado em Programa de Apoio à Tradução, Residência de Tradutores. Bookmark o link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s