Hora de Clarice e da literatura brasileira na Argentina

A editora argentina Corregidor adere ao projeto Hora de Clarice, que acontece nesta segunda-feira, 10 de dezembro, aniversário de nascimento da escritora, com homenagens que lhe são prestadas em diferentes cidades. A Corregidor participa com a publicação em Buenos Aires do romance A cidade sitiada (La ciudad sitiada), que obteve bolsa do Programa de Apoio à Tradução da Fundação Biblioteca Nacional e foi traduzido por Florencia Garramuño. A edição reúne textos críticos sobre Clarice assinados pelo escritor Silviano Santiago e pelo biógrafo da autora, o americano Benjamin Moser. Mais informações sobre o projeto, que se encontra em sua segunda edição, podem ser obtidas na seção do site da editora dedicado ao evento [http://corregidor.com/lahoradeclarice/].

Florência é uma das coordenadoras da Coleção Veredas do Brasil, da Corregidor, que publica este mês outro título de Clarice, o volume de contos La bella e la bestia. Recentemente, a tradutora, professora da Universidade de San Andrés e da Universidade de Nova York em Buenos Aires, foi mediadora de um encontro na capital argentina com os autores brasileiros Altair Martins, Bernardo Carvalho e Andrea del Fuego. O debate inspirou reportagem sobre a literatura brasileira publicada no fim de novembro no jornal Pagina 12, com o título O gigante invisível [e que pode ser lida aqui: http://www.pagina12.com.ar/diario/suplementos/libros/10-4862-2012-11-25.html].

O jornal cita a importância do apoio do governo brasileiro para estimular a difusão da literatura brasileira. Clarice Lispector é o autor mais solicitado do Programa de Apoio à Tradução e à Publicação de Autores Brasileiros no Exterior, oferecido pelo Centro Internacional do Livro, da Fundação Biblioteca Nacional (FBN).

Anúncios
Esse post foi publicado em Literatura brasileira no exterior. Bookmark o link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s