EntreNósOtros – debate sobre obras com características específicas de linguagem

Román e Renata

Após discutir sobre a obra de poesia e poesia em prosa “Changó, el grand putas”, foi a vez de os participantes da oficina EntreNósOtros – Sujeitos culturais e Miragens Literárias da tradução Espanhol-Português-Espanhol conversarem sobre obras de Mario de Andrade e Graciliano Ramos, escritores brasileiros de estilos muito diferentes, mas conhecidos pelo cuidado com a linguagem.

Mario, defensor do uso de uma linguagem brasileira nos livros, foi analisado a partir de seu “Ensaio sobre a Música Brasileira”, que está sendo traduzido pela brasileira Renata Pontes para o espanhol. “A maior dificuldade que vi no texto foi a alternância que ele faz entre frases mais formais e outras absolutamente informais, escritas da maneira como normalmente falamos”, afirmou a tradutora.

Já o uruguaio Román Arrospíde, que traduz “Angústia” de Graciliano Ramos, para o espanhol, mencionou outro tipo de dificuldade linguística: o ritmo marcado da escrita do autor. “Na minha tradução, tentei não alterar esse ritmo, mantendo a pontuação e as muitas aliterações e assonâncias usadas.”.

Por se tratarem de obras que falam da cultura brasileira e utilizam muitos elementos dela, o tema das notas de tradutor voltou a ser discutido pelos participantes da oficina. “Não quis domesticar o texto, e sim dar aos leitores o clima do original, mostrando a eles que aquela é uma paisagem brasileira e não uruguaia, por isso mantive a grafia portuguesa dos topônimos e de algumas expressões características”, afirmou Román. “Com isso, algumas notas foram incluídas”. Renata também considerou que seu texto precisará de algumas notas explicativas: “Mas acredito que, por se tratar de um ensaio, as notas de tradutor acabam sendo mais bem aceitas”.

 

Anúncios
Esse post foi publicado em Programa de Apoio à Tradução. Bookmark o link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s