Prorrogado prazo para envio de textos para novas edições da Revista Machado de Assis

Capa da 1ª edição da Revista Machado

A Fundação Biblioteca Nacional (FBN) prorrogou o prazo para envio de traduções de obras brasileiras para a segunda e a terceira edições da Revista Machado de Assis – Literatura Brasileira em Tradução. O segundo número receberá inscrições até o dia 9 de dezembro, enquanto o terceiro, até o dia 20 de janeiro.  Trabalham com a FBN no projeto o Itamaraty, o Itaú Cultural e a Imprensa Oficial do Estado de São Paulo. A revista será trimestral na versão online e semestral em publicação impressa. Todas as edições, inclusive a de estreia, lançada em outubro durante a Feira do Livro de Frankfurt, estarão disponíveis no endereço: www.machadodeassismagazine.bn.br.

O segundo número reunirá os primeiros capítulos ou trechos de obras literárias de ficção e de criação poética, escritas por autores brasileiros e já lançadas em livro no Brasil. Os textos devem ser enviados já traduzidos. Além das traduções desses trechos para o inglês ou o espanhol (como no primeiro número), nessa edição serão aceitas também traduções para o alemão. O objetivo é aumentar a visibilidade da literatura brasileira na Alemanha, pois em 2013 o Brasil será homenageado na Feira do Livro de Frankfurt, a mais importante do mundo para o mercado editorial.

A literatura para crianças e jovens será contemplada na terceira edição da revista, totalmente dedicada a este segmento. O objetivo é estimular a publicação internacional de autores brasileiros de literatura infantojuvenil, pois em 2014 o Brasil será homenageado na Feira do Livro para Crianças de Bolonha, a mais importante para a negociação de direitos dessas obras. Para esse número, serão aceitas apenas traduções para o inglês ou o espanhol de livros já publicados no Brasil. Além disso, será necessário enviar uma amostra de três páginas escaneadas do texto visual, quando houver.

Para a seleção dos textos do número temático, dedicado à literatura para crianças e jovens, será constituído um Conselho consultor, com profissionais especializados, que trabalharão junto com o Conselho editorial da publicação. Nem a FBN, nem os demais envolvidos no projeto da revista terão algum tipo de ganho financeiro em caso de contratação da obra por editora estrangeira.

Os textos precisam ser enviados para o e-mail do Centro Internacional do Livro, órgão da FBN responsável pelo projeto (cil@bn.br).

Mais informações sobre a seleção: www.bn.br

Tel: +5521-2220-2057 ou 2220-1994.

Anúncios
Esse post foi publicado em Programa de Apoio à Tradução. Bookmark o link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s