Quadrinhos brasileiros fazem sucesso entre editoras estrangeiras

Capa do Livro “Cachalote” de Daniel Galera e Rafael Coutinho

Durante muito tempo, sempre que se falava sobre quadrinhos brasileiros publicados no exterior, o único autor que conseguíamos encontrar era Maurício de Souza e sua Turma da Mônica. No entanto, nos últimos anos, jovens autores brasileiros de graphic novels como Fábio Moon, Gabriel Bá, Rafael Grampá, Gustavo Duarte, Rafael Coutinho, Daniel Galera e Lourenço Mutarelli estão começando a se tornar famosos em países como os EUA, a França e a Itália, conhecidos por seus grandes e tradicionais mercados de quadrinhos.

Um bom exemplo dessa mudança é a graphic novel “Daytripper”, de Fábio Moon e Gabriel Bá, publicada em 2011 pela Panini Books. Embora ambos os autores sejam brasileiros, o romance foi publicado pela primeira vez nos EUA pela Vertigo. ” O editor americano, o Bob Schreck, conhecia nossos trabalhos publicados aqui no Brasil e queria uma proposta de uma história nova nossa. Mandamos várias ideias e a que ele gostou mais e que nós continuamos desenvolvendo acabou virando a ‘Daytripper’”, explica Moon. A graphic novel acabou ganhando o Eisner e o Harvey Awards de 2012, já foi publicada na França (Urban Comics), Espanha e Itália (Planeta DeAgostini) e será lançada em breve na Polónia (Mucha Comics) e Dinamarca (G Flory).

Outro bom exemplo é “Cachalote”, de Daniel Galera e Rafael Coutinho. Publicada no Brasil em 2010, pela Companhia das Letras, ela será lançada no próximo mês na França pela Cambourakis com o financiamento do Programa de Apoio à Tradução e Publicação de Autores Brasileiros no Exterior da Fundação Biblioteca Nacional. “O fato de os dois serem brasileiros já era interessante, porque temos poucas graphic novels brasileiras em França e estamos sempre tentando encontrar talentos novos e originais”, afirma o editor francês do livro, Frédéric Cambourakis. “Além disso, o tradutor, Dominique Nedellec, com quem já trabalhamos várias vezes, leu e gostou do livro. Era obviamente um livro original, com uma estrutura inteligente e atmosfera incrível. Ele se encaixava perfeitamente na nossa linha editorial”.

Nedellec explica por que ele decidiu apoiar a tradução e a publicação do livro: “O fato de os autores serem brasileiros é levado em conta porque vejo na França uma curiosidade crescente em relação a este país gigantesco cujo dinamismo e desenvolvimento estão deslumbrando muita gente na nossa velha Europa. Temos consciência de que há muitas coisas para descobrir no Brasil, especialmente entre escritores e quadrinistas”. Mas ele completa: “Mas, por outro lado, é evidente que a escolha não se faz só por motivos de nacionalidade. O fator decisivo é a qualidade artística. Se o par Galera/Coutinho fosse oriundo do Butão ou do Quirguistão, teria os defendido com o mesmo empenho. O que me mais me atraiu no livro, é a muito sutil arte da montagem das histórias, independentes umas das outras, mas ligadas por um fio invisível, um ambiente sui generis. Através de uma escrita perfeitamente dominada e contida, um desenho que sabe sugerir e não se limita em ilustrar, acabamos nos identificando com as personagens”.

Moon cita as mesmas razões para o sucesso que ele e seu irmão estão fazendo no exterior: “Acho que uma história que nos faz refletir sobre os momentos importantes da vida é interessante para pessoas em qualquer lugar do mundo, em qualquer língua. Os sentimentos e relacionamentos entre as pessoas, como retratados na história, vão além de uma língua específica, ou de um lugar determinado. E acho que, pelo fato de a história se passar no Brasil, em São Paulo, tão próxima da nossa experiência pessoal, nos possibilitou colocar de maneira sincera esses sentimentos, essas situações, e acho que é com essa sinceridade que a história carrega que os leitores se identificam, mesmo que suas próprias vidas sejam em lugares, países e culturas diferentes”.

Anúncios
Esse post foi publicado em Literatura brasileira no exterior, Programa de Apoio à Tradução. Bookmark o link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s